quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Orientações sobre a prova para os alunos do 8º ano

-Qual a função dos sistema imunológico.
- O espirro é um sintoma natural da reação do sistema imunológico.
- Quais as barreiras naturais do nosso corpo.

Qual a função dos leucócitos?

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Orientações para prova dos 6º anos

Pense nas questões:
- por que os alimentos estragam?
- o que acontece com os microrganismos em cada caso de conservação: congelamento, defumação, resfriamento, salga, pasteurização e fervura.
- identificar em exemplos que tipo de conservação esta sendo usado.                                                      - por que quando usamos uma técnica de conservação o alimento estraga mais devagar?



domingo, 7 de setembro de 2014

Orientações para prova da turma dos 6º anos Ae B.

Os alimentos precisam ser bem conservados para que não percam o valor nutritivo e para que não apodreçam. Algumas maneiras de conservar alimentos são: resfriamento, congelamento, fervura, pasteurização, defumação e salga, dentre outros. Veja:
RESFRIAMENTO: Quando guardados na geladeira os alimentos ficam em temperatura mais baixa, o que ajuda a conserva-los, pois dificulta o desenvolvimento de micróbios que apodrecem a comida..

CONGELAMENTO: Quando guardados em congelador ou freezer, os alimentos ficam em temperaturas muito baixas, fazendo com que fiquem conservados por mais tempo que na geladeira.
geladeira.
FERVURA: A fervura é outra maneira de conservar os alimentos, pois mata os microrganismos. Alimentos cozidos são mais conservados que os crus.
crus.
PASTEURIZAÇÃO: É um processo industrial que consiste em esquentar o alimento (65°C a 85°C) e a seguir resfriar rapidamente, matando os micróbios.
.


DEFUMAÇÃO: É o processo de secar o alimento utilizando fumaça em um tipo de fogão chamado defumador. É muito utilizada para peixes, carnes e linguiças.
linguiças.
SALGA: O processo de salgar o alimento é muito antigo e impede a proliferação de microrganismos, podendo ser usado na indústria ou em casa. Carne de sol, charque e bacalhau são exemplos:


Orientações para os 7º anos

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Escolha um alimento industrializado e pesquise:                                                                                 - quais técnicas são utilizadas para sua conservação?
-qual é a sua embalagem?
-qual o seu prazo de validade?
- quais doenças podem ser transmitidas caso este alimento não seja produzido e armazenado adequadamente.

Orientações da lição de casa 6º A e B

O é um alimento industrializado?

Qual é a diferença entre os alimentos naturais e industrializados?                                 

Os alimentos naturais são retirados de partes das plantas ou de animais. Esses alimentos são as verduras, as frutas, os legumes, as carnes, os peixes e as aves; ou seja, são retirados diretamente da natureza. Esse tipo de alimento é chamado de alimentos in natura.
Muitos alimentos que são retirados da natureza e, até chegarem à mesa da população, é preciso que sejam pasteurizados (como o leite), ou que passem por processo de trituração e de separação de resíduos, retirando a sujeira dos alimentos para comercialização. Esses alimentos são minimamente processados! Temos como exemplo o arroz, o feijão, as lentilhas, o cogumelo, a farinha de mandioca e de milho, os sucos sem adição de açúcar, as frutas secas, entre outros alimentos.
Com o avanço da tecnologia, as indústrias estão cada vez mais apostando em alimentos processados, ou seja, alimentos fabricados com adição de substâncias à base de conservantes, corantes, estabilizantes e demais substâncias que dão aroma e sabor aos alimentos, para torná-los mais duradouros . Chamamos-os de alimentos processados ou produtos alimentícios. Exemplos são as conservas, as compotas de frutas, alimentos defumados e produtos enlatados (como sardinhas, atum, ervilhas e milho).
De forma geral, os demais produtos que consumimos são totalmente industrializados com percentual pequeno de alimento e alta adição de substâncias prejudiciais ao nosso organismo.  Esses produtos são ultraprocessados como é o caso de biscoitos, sorvetes, misturas de bolo, refrigerantes, pizzas, temperos instantâneos entre outros.